segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Justin Hinds and The Dominoes - Jezebel


As ruas de Kingston tinham cheiro de música, Orange Street, Marcus Garvey Av., etc. Um dos discos mais esperados é lançado. Jezebel, o incrível LP de um veterano da música jamaicana, Justin Hinds. Desde o ska, rocksteady e early reggae, uma estrela. O disco traz uma excelente produção, com alguns dos melhores músicos do reggae: Leroy "Horsemouth" Wallace (aquele do filme Rockers), Robbie Shakespear, Tony Chin, Dirty Harry, Vin Gordon ( o filho de Don Drummond), Bobby Ellis, e nos backing vocals: The Dominoes. Um time escolhido a dedo para uma produção de qualidade. Mas o que impressiona, é que o "Jezebel" foi lançado pela "Island". Sabe-se muito bem que as produções da Island são de um outro estilo, principalmente One Drop, como Bob Marley, Pablo Moses, Delroy Washington, etc. O roots reggae de Justin Hinds, certamente é uma exceção à tentativa dos executivos da Island de mostrar o reggae como música de "negros hippies" ou coisa do tipo, mostrando que o reggae tem bem mais talentos do que Bob e companhia.

Justin, nasceu em 1942, em Ocho Rios, e aos 17 anos foi para Kingston, para tentar a sorte na música. Acabou conhecendo mais sobre o movimento negro e as idéias Rastafari, que embasaram alguns de seus trabalhos. Rejeitado por Sir Coxone Dodd, que errou feio, desta vez, Justin acabou encontrando apoio com Duke Reid, que produziu boa parte dos seus trabalhos e fez do jovem talento um cantor conhecido na ilha. O disco Jezebel é o resurgir de Justin, contratado pela Island, após a morte de Duke Reid em 1974. Justin, na década de 80 e 90 fez uma série de bons trabalhos, mostrando que o "roots" está no espírito e não na época em que se grava. Há pouco tempo atrás Justin, realizou o projeto "Jamaica All-Stars", junto com Johnny Moore (o Dizzy, ex-Skatalites), Skully Simms e Sparrow Martin. O projeto, que chegou a se apresentar no festival Rototom, e gravar alguns cds sensacionais, foi interrompido pela morte de Justin, em 16 de março de 2005, vítima de complicações de um câncer. Pouco antes, Justin havia visitado o Brasil, fazendo algumas apresentações.

O disco traz alguns dos sucessos de Justin, como Natty Take Over, do filme Rockers, e Fire, uma música linda, sucesso do reggae nas radiolas de São Luís e de outros estados. Além disso, o clássico Carry Go Bring Come, que imortalizou a voz de Justin Hinds no hall das inesquecíveis da música jamaicana. Simplesmente, reggae de qualidade.

Um comentário:

elder moita disse...

grande ronnie

sou daqui de belem do pará e queria saber onde encontro a tradução da musica FIRE dessa banda muito dez
por favor preciso desse favor amigo
e mail elder.moita@eurocarr.com.br

abraço e muita vibe possitiva p vc!!!