sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Discos e agulhas: Como Limpá-los ???



No CD, as informações gravadas ficam protegidas: além de ser feita de alumínio, a superfíce do disco é revestida por uma camada de plástico. Já no LP, a situação é totalmente outra. Além do disco ser feito de vinil, os sulcos ficam completamente expostos- vulneráveis a qualquer poeira, poluição, bactérias, fungos, etc. Por isso a sujeira é, claro, a maior inimiga do LP.
Também existe a estática. Quando LP entra em contato com o envelope de plástico onde é guardado, há fricção - O que gera uma carga elétrica. è a eletricidade estática, que deixa o disco ainda mais sujo: quando está carregado dessa eletricidade, o vinil atrai a poeira em suspensão no ar.
Não tem jeito. Mesmo se você guardar e manusear seus LPs de forma correta, cedo ou tarde eles precisarão de limpezas. mas evitem a todo o custo receitas caseiras de limpeza- elas podem até funcionar a princípio, mas fazem muito mal ao disco.
A medida que menos agride seu bolachão é borrifar um pouca d'água e, em seguida, secar o LP passando, delicadamente e no sentido anti-horário, uma flanela de limpar óculos.
Não é o ideal - o certo seria usar água destilada e um pano especial anti eletricidade estática. Mas ajuda e mal não faz.
Outro método leve, que causa pouco desgaste, é usar uma escova de fibra de carbono. Ela tem centenas de milhares de "fiozinhos", que penetram nos sulcos para varrer a suejeira. E ao contrário das escovas comuns, de nylon, ajuda a descarregar a eletricidade estática do vinil.
uma boa opção é a Audioquest Carbon Fiber Brush. que pode ser comprada em www.needlecdoctor.com (US$20, mais imposto e frete)
Às vezes, quando um disco está muito sujo, é preciso recorrer a um fluido de limpeza - geralmente vendido num kit que inclui a escova. Os fluidos quase sempre, são feitos de álcool isopropílico com água destilada. Os demais ingredientes não tem muita importância.



Agulha

Para limpar a agulha, o ideal seria utilizar um pincel especial, feito com pelos de marta - mas você dificilmente irá encontrar um à venda hoje em dia. Então uma solução segura é é utilizar um pincel de pintura artística bem fininho, facilmente encontrado em papelarias. Passe o pincel numa linha reta., sempre de trás pra frente - do contrário, você agride o cantilever (suspensão da agulha). Se a agulha estiver muito suja, molhe o pincel em álcool isopropílico - Facilmente encontrado em qualquer farmácia.

Nenhum comentário: