segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Dicas para fazer Dreadlocks

Movido pela curiosidade e pelo ímpeto de informar as pessoas que perguntam constantemente como fazer as dread, resolvi pesquisar em vários sites relacionados com rastafariamismo, dreadlocks, etc., e fiz um apanhado geral. A partir daí dei o formato mais brasileiro possível que vocês poderão ver abaixo.

As dreadlocks podem crescer praticamente em qualquer tipo de cabelo, sem importar cor, nem se é grosso ou fino. Mas alguns tipos de cabelo necessitam mais cuidados e trabalho que outros.

As Dreads não é um penteado que aparece de um dia para outro, senão que necessitam tempo e trabalho.

Tenham em conta que para ter umas boas dreads se necessita um mínimo de 6 meses de trabalho e cuidados. As dreadlocks não são sujas como a maioria das pessoas crê. Podem ser sujas se não as lava, mas as dreadlocks há que cuidá-las e manter-las limpas e saudáveis para um melhor resultado. Inclusive se apertam melhor se as mantém limpas.

Agora duas coisas importantes... Nunca usar bálsamos ou condicionadores para o cabelo nem penteá-los, especialmente durante o processo de crescimento.

Seguramente depois de uns 6 meses poderás usar condicionador para o cabelo, já que as dreads estarão suficientemente apertadas que nenhum tipo destes produtos poderá solta-las, mas o melhor é não usar.

Primeiramente, os cabelos necessitam ter pelos menos no mínimo de 7 centímetros de comprimento (começar os dreadlocks com o cabelo mais curto é bastante trabalhoso, mas uma vez que cresçam ficara realmente bem) e deixar de pentear ou escovar, a idéia é que o cabelo se enrede num emaranhado. Para ajudar este processo podes fazer duas coisas:

* Emaranhar e enredar o cabelo do inicio.

* Usar as coisas corretas para enredar o cabelo, especialmente durante o processo em que estão recém formando.

Para enredar o cabelo, podes usar uma escova de dentes ou uma escova fina (como os de cachorros com muito pelo), tomando um pouco de cabelo onde queres que cresçam os dreads, penteando ao revés (das pontas a raiz). Aqui se alguém puder ajudar-te, genial, já que só te custará um pouco, especialmente na parte detrás de tua cabeça.

As primeiras dreads começam a aparecer em 4 a 5 semanas. Uma vez que as dreads comecem a formar-se, colocar elásticos (sim!, elásticos) um em cada extremo de cada dread de tua cabeça; o que estiver mais próxima da raiz poderás tirar em poucas semanas (quando a raiz já estiver formada), mas o das pontas é melhor deixar-lo até que as pontas tomem forma e não se desenredem.

Durante todo este processo e enquanto tenhas dreadlocks na cabeça, é bom usar algum tipo de óleo natural para o cabelo como 'óleo de Coco', aplicas este óleo sobre a cabeça e sobre cada dread e o deixas atuar (o ideal é por toda uma noite ou mais).

Não use produtos como manteiga de cacau, pasta de dentes, ovos, mel ou qualquer coisa similar, estes só farão dano ao cabelo e farão com que as dreadlocks fiquem sujas e feias. Obviamente, o melhor produto para usar se chama "Dread Wax" e se vende nos EUA., assim que podes encarregá-lo ou que alguém o traga, genial. Pode-se pedir Via Internet na página www.dreadheadhq.com.

A LAVAGEM

Necessitas manter o Cabelo limpo para que as Dreads cresçam melhor, o ideal é lavá-las a cada 5 dias quando estão formando-se. Durante as primeiras semanas de crescimento (ou de desenvolvimento), o melhor é por uma meia de lycra daquelas que as mulheres usam nas pernas na cabeça e lavar-los através dela, desta forma se previne que se desarmem e desenredem, especialmente durante o primeiro mês de crescimento.

Lavar o cabelo é realmente importante, alguns xampus têm condicionadores, suavizantes e outros aditivos que fazem com que os cabelos cheirem bem e se sinta suave... Mas aqui isto não nos interessa, assim que olhe bem o produto que estas usando e trata de escolher produtos que não contenha nenhuma destas coisas.

Um ponto importante durante a lavagem: ENXAGUA BEM O CABELO, ELIMINANDO TODO RESIDUO DE XAMPU, isto pode fazer com que o cabelo se solte, ademais de danificá-lo.

TRABALHAR AS DREDLOCKS

Tens que enrolar-las e enredar-las todo o tempo, faça com os dedos e mãos. Quantos mais o faças, mais rápido se formarão.

Outra coisa que ajuda muitíssimo é a água do mar, molha-as duas vezes na semana e deixa-as secar ao sol. Se não tens um mar próximo, existe um produto em spray para fazer o cabelo crespo (ou ondulado) ... Mas não funciona tão bem como nosso maravilhoso oceano.

As dreads ficarão cada vez melhor quanto mais longas estejam e especialmente se a cuidas; uma vez que as dreadlocks madurem, não é necessário fazer muito para mante-las, o único que sempre há que fazer é enredar as pontas e a raiz de cada dreadlock e usar óleo de coco de vez em quando (já não necessitaras deixá-lo atuar por toda a noite) antes de lavar.

Se o cabelo seca e fica quebradiço, é necessário um suplemento de vitamina E, que porá saudável, inclusive podes usar um xampu com esta vitamina (sempre que não tenha condicionadores).

COMO DORMIR COM AS DREADS

Para dormir com as dreadlocks (seguramente te molestaram até que te acostumes) por um Tam (gorro rasta) ou em uma meia de lycra (como para lavá-los quando estão crescendo), o que fará com que também se enredem cada vez mais.

PICAZON?

Para eliminar a coceira que te podes sentir em algum momento podes fazer o seguinte:

* Enxágua completamente os resíduos de xampu (ou o produto que uses), aperta cada dread para que todos os resíduos saiam, debaixo de um jorro de água limpa; usualmente as coceiras provem de um mal enxágüe.
* 9 partes de água e 1 parte de vinagre põe na cabeça e assegura-te que atue no couro cabeludo, deixá-lo atuar por 5 a 10 minutos e enxaguá-lo completamente, não te preocupes pelo vinagre, tua cabeça não ficara mal cheirosa se o enxáguas bem.
* Consegues um pouco de arruda fresca e põe para ferver até que a água escureça, deixe esfriar, põe em uma garrafa spray e molha completamente o couro cabeludo, NÂO ENXAGUES, assim o dreads cheiraram muito bem...

CASPA?

O melhor para a caspa é conseguir algum tipo de óleo homeopático para caspa.

DREADS DE COR

Se queres ter as dreads de cor, o melhor é tingir o cabelo antes. Se já tens dreads e queres tingi-los, é importante té-las bem formados e firmes, mas não maltrates as dreads, já que podem secar-se, perderam brilho e se quebraram.

Que acontece se não queres mais as dreadlocks?

Desenredar o cabelo será uma tarefa praticamente impossível, isto não significa que terás as dreads para sempre, mas terá que cortar teu cabelo o suficientemente curto (5 centímetros) para poder desenredá-lo.

Como ter as dreads de um tamanho determinado?

As Dreads crescem mais lento que um cabelo normal, assim que não ha problema com o comprimento das dreads, mas se em algum momento queres cortá-las um pouco, põe elásticos a dois centímetros do lugar onde queres cortá-las e corta em angulo (diagonal) e começa imediatamente a enredar as pontas. Deves deixar os elásticos por um tempo até que as pontas voltem a tomar forma.

By: Tarciso Selektah

3 comentários:

lilás disse...

tenho pouco cabelo e muito fino.
como os dreads ficariam? e tenho tb uma leve tendência a calvice feminina... pioraria?

Unknown disse...

Eu Tenho Pouco Cabelo E Muito Fino, E Minha Mãe Nunca Deixaria Eu Fazer Dreads No Cabelo Inteiro, Então Tem Como Fazer Dreads Da Metade Do Cabelo Para Baixo?

salvefunari_ disse...

Tem sim, eu no caso tenho da metade do cabelo pra baixo, e minha mãe também não deixa , ficam muito a mostra , se seus cabelos são finos, poderá engrossa-los normalmente com quem fará os seus, mas caso queirá te-los apenas do seu cabelo, seria só faze-los mais grosso e será em menor quantidade.