O cantor jamaicano Joe Higgs, conhecido como "o pai do reggae" faleceu no dia 18 de dezembro de 1999 com a idade de 59 anos em um hospital de Los Angeles, depois de vários meses em tratamento de um câncer.
Higgs foi tremendamente influente no nascimento do ska, rock steady e reggae na música jamaicana e foi respeitado por todos como compositor, arranjador e cantor, mas talvez principalmente como professor. Entre os que foram treinados por ele estavam Bob Marley, Derrick Harriott, Peter Tosh, Bob Andy, os Wailing Souls e Bunny Wailer.
Uma das primeiras gravações musicais realizadas na Jamaica, o seu compacto de estréia, feito com o parceiro Roy Wilson, foi "Oh Manny Oh" e vendeu 50.000 cópias na Jamaica em 1960. Isso o levou a assinar com Edward Seaga, que depois se tornou Primeiro Ministro durante os anos 80. "Ele foi o meu primeiro empresário", lembrava Higgs pouco antes de sua morte, completando com um pequeno sorriso, "éramos sempre pagos em dia". Seaga conseguiu que Higgs abrisse shows de Sam Cooke, Jackie Wilson e outros astros de fora.
Em 1964 ele gravou "There's A Reward For Me," para o produtor Coxson Dodd, do Studio One,que se tornou um clássico instantâneo sobre sofrimento e esperança. Ainda que ele diga que não ter recebido nenhum dinheiro pelas vendas, ele era otimista sobre este fato, dizendo "Percebi que a única pessoa que poderia me recompensar e que poderia me dar o que tenho direito é o Todo-Poderoso".
Foi no jardim de Higgs em Trench Town que o jovem Bob Marley recebeu por vários anos de Higgs aulas particulares de técnica vocal e postura de palco, anos antes dele começar a gravar com o seu grupo, os Wailers. Mais tarde Marley admitiu que "Joe Higgs é um gênio", dando crédito a ele por seu sucesso internacional.
Em 1972, Higgs ganhou o Concurso do Departamento de Turismo com a canção "Invitation to Jamaica", cujo prêmio incluía uma viagem a Nova York, onde ele cantou pela primeira vez. A dinâmica canção ganhadora estava fora das características do som mais roots que ele normalmente fazia, misturando o canto rítmico do jazz com uma letra arrebatada que expressava uma consciência política profunda e um agudo senso para a História e a literatura clássica. Canções como "So it go" e "Freedom" o mantiveram perto do topo das paradas.
Em 1973, quando Bunny Wailer, membro fundador dos Wailers, deixou o grupo, Higgs foi incumbido de acompanhar os seus antigos alunos, Tosh e Marley, em uma turnê americana como atração de abertura para o grupo Sly and the Family Stone. Eles fizeram shows aclamados pela crítica de Nova York e Boston a São Francisco e lideraram a primeira leva de artistas do reggae que trouxeram esta música para os Estados Unidos.
Em 1974, outra formação de antigos alunos, os Wailing Souls, se juntaram brevemente a Higgs e para formar um grupo de nome Atarra. Mas foi o seu trabalho com o superstar em ascensão Jimmy Cliff, em grande evidência pelo seu sucesso com o filme "The Harder they Come", que atraria a atenção do meio musical, pois ele era o líder da banda de Cliff e dividia com ele os vocais, muitas vezes para grandes platéias como no Central Park, em Nova York, e no Madison Square Garden. Abrindo cada um dos shows de Cliff e depois cantando um par de canções na metade da apresentação, Higgs muitas vezes atraía mais atenção do que Cliff e foi mais tarde relegado a fazer apenas backing vocals. Os duetos gravados naquela época por Cliff e Higgs, "Sound of the City" e "Sons of Garvey", ainda estão entre os melhores trabalhos gravados pelos dois.
O seu primeiro álbum solo saiu em meados dos anos 70, de nome "Life of Contradiction". Ele trazia o guitarrista de jazz Eric Gale, consolidando a reputação de Higgs, no que ele sempre lembrava como "a conexão jazz -música jamaicana. Gosto de de frasear a minha voz como se fosse um instrumento".
No forte documentário "Roots Rock Reggae", Higgs disse ao director Jeremy Marre que "O Reggae é música de confronto. Liberdade - é por isto que estamos pedindo. Aceitação - é o que precisamos."
O álbum "Unity Is Power" apareceu em 1979. O seu compacto de 1983, "So it Go", que chamou a atenção para a precariedade dos pobres que não têm nenhum protetor nas altas esferas, causou problemas políticos a Higgs com o partido dominante na Jamaica, fazendo-o partir para Los Angeles, onde ele viveu no auto-exílio até a morte.
Durante os últimos 15 anos, ele voltou com a sua carreira não-oficial como tutor e mentor para uma nova geração de músicos de reggae americanos e continuou a sua turnê pelo mundo, encabeçando festivais através da América do Norte e Europa.
Álbuns posteriores incluem "Blackman Know Yourself, de 1990, acompanhado pela Wailers Band. O disco contém a mais famosa composição de Higgs, , "Stepping
Razor", que se tornou a canção-assinatura do alto Peter Tosh e foi muitas vezes erradamente atribuída a Tosh. "O verso mais conhecido", sempre dizia o franzino Higgs, "é 'Não julgue pelo meu tamanho, eu sou perigoso". Nenhum cara de um metro e noventa poderia escrever isso!"
Na época de sua morte, ele estava trabalhando em uma autobiografia com este escritor e também em um projeto trans-cultural gravado no estúdio do U2 em Dublin que se chamaria "Green on Black", unindo artistas celtas como Sharon Shanon e Donal Luney com Higgs, em extensas improvisações de jazz-irlandês e reggae.
Um comentário:
Ai Ronnei Parabens pelo blogger, é muito conteudo, muito conhecimento, abraços.
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