Coloquei um CD especial no aparelho e deixei que o som, tão singular, mas não estranho aos ouvidos como na primeira vez, vibrasse pelo quarto. Quando dei por mim estava dançando com meu filho e embalando-o ao som da melodica de Horace Swaby, mais conhecido pelo apelido de Augustus Pablo
O Cd em questão era o primeiro volume do CLASSIC ROCKERS, coletânea da Island Jamaica lançada há alguns anos, uma boa introducão ao universo sonoro deste jamaicano de saúde frágil e mente ágil, responsável por alguns dos momentos mais criativos da história do ritmo de Jah. Como produtor Pablo apresentou um conjunto de obras marcantes com uma grande variedade de intrumentistas e cantores, trazendo um novo subgênero de reggae, chamado de 'rockers'. O estilo tinha esse nome por causa da gravadora/loja-de-discos de mesmo nome dirigida por ele (a coletânea citada acima mostra alguns destes trabalhos com artistas como Jacob Miller, Hugh Mendell, Delroy Williams, Junior Delgado e Leroy Sibbles). Como músico levou adiante a tradição instrumental jamaicana, que vinha desde a época do ska e do rocksteady mas andava meio relegada ao segundo plano no reggae, fazendo da sua melódica (um instrumento de sopro que se toca através de um teclado, como pode ser visto no desenho acima) o instrumento solista.
Horace Swaby nasceu em 21 de junho de 1953 em St. Andrew, Jamaica, mas logo se mudou para Kingston. Desde o início o seu instrumento foi a melódica (O jornal New York Times o apontou como o maior tocador de melodica do mundo), comum nas escolas jamaicanas mas nunca usada pelos músicos profissionais, em que era auto-didata. Quando Horace tinha apenas 14 anos foi até a loja de discos de Herman Chin-Loy, primo de outro produtor mais famoso, Leslie Kong. As primeiras notas da melodica de Swaby foram suficientes para que o esperto produtor agendasse a gravação de algumas faixas com o menino tímido. O que veio à luz dessa primeira seção foi "Iggy Iggy", lançada em 1969 (o que faz constatar que ele estava completando 30 anos de carreira quando foi chamado por Jah). Foi Chin-Loy quem deu a Pablo o seu nome artístico. Ele achava que denominações exóticas davam um ar de mistério aos seus instrumentistas e isto ajudava a vender mais discos. Estas primeiras gravações foram compiladas recentemente pela gravadora de Chin-Loy , a Aquarius, no Cd AUGUSTUS PABLO & FRIENDS : THE RED SEA. Nesta época Pablo chegou a tocar teclado com os Wailers mas preferiu investir em sua própria produção.
Logo Augustus Pablo estaria alçando vôos mais altos, criando o seu próprio selo de gravação, o já citado "Rockers International" (que faria par com o sound-system do mesmo nome de seu irmão, Garth). Depois de alguns sucessos esporádicos, Pablo gravaria e entregaria para King Tubby mixar o disco que muitos consideram a obra-prima de ambos: KING TUBBY MEETS THE ROCKERS UPTOWN. Os irmão Barrett (dos Wailers) e Robbie Shakespeare dando uma canja na bateria e baixo e os arranjos de metais de Bobby Ellis formaram a base ideal para as melodias de sabor oriental de Pablo e os "efeitos espaciais" da mixagem de Tubby, perfeitamente combinados neste que é o disco de dub com o qual todos os outros são e serão comparados.
Os próximos anos seriam os mais produtivos da sua carreira. Pablo dividiria o seu tempo entre os artistas que produzia e seus discos instrumentais, como PABLO MEETS MR. BASSIE, tanmbém conhecido como ORIGINAL ROCKERS VOL. 2, que traz belíssimos temas, como a comovente "Golden Seal" e uma versão melancólica de "Burial" de Peter Tosh. Muitos outros trabalhos desta fase de ouro do estilo "rockers" podem ser apreciados em coletâneas como a da RAS Records chamada PABLO PRESENTS ROCKERS STORY (com o inacreditável Ras Bull e os Immortals fazendo uma versão de uma canção de Lennon e McCartney jamais gravada pelos Beatles:"World without love";), e álbuns como ROCKERS MEET KING TUBBY IN A FIRE HOUSE, RISING SUN, entre outros.
Um dos últimos exemplares deste período foi o estupendo álbum de Hugh Mundell, AFRICA MUST BE FREE BY 1983 & DUB, também da gravadora RAS. Mundell foi talvez a grande descoberta de Augustus Pablo e este foi certamente o melhor trabalho de sua curta carreira. A morte prematura e estúpida de Mundell (segundo o pesquisador Steve Barrow acontecida durante uma briga por uma geladeira) abalou Pablo e isso marcaria o início de um período mais discreto, o que seria acentuado pelas novas exigências do mercado, com a chegada arrasadora do estilo dancehall.
Pablo passou os seus últimos anos cuidando de sua loja, lançando obras esporádicas, como o aclamado BLOWING WITH THE WIND, e fazendo alguns shows pelo mundo. Vivia tranquilamente com a família em uma casa nas colinas próximas a Kingston até ser acometido por um mal raro e incurável, a miastenia gravis, que afetou o seu sistema nervoso a ponto dele não conseguir mais reconhecer as pessoas, vindo a falecer no dia 18 de maio de 1999, deixando dois filhos, Addis e Isis, e a companheira Karen Scott. A importância de Augustus Pablo para a evolução do reggae talvez nunca venha ser devidamente reconhecida, mas o seu legado felizmente continuará a embalar as nossas noites e nos inspirar com suas melodias inconfundivelmente belas.
Fontes: "Reggae The Rough Guide", de Steve Barrow e Peter Dalton, Reggae Source, New York Times.
sábado, 2 de fevereiro de 2008
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