domingo, 30 de março de 2008




U Roy, nascido em Kingston com o nome de Ewart Beckford no ano de 1942, é uma das maiores personalidades do reggae, aclamado como um dos criadores de todo um gênero músical, o 'estilo DJ'. Ele trabalhava como DJ em sound- systems, equipes de som semelhantes às radiolas maranhenses, animando os bailes populares com inusitadas performances e intervenções precisas sobre a base rítmica da músicas (que geralmente vinham no lado B dos compactos). No final dos anós 60, Daddy U Roy foi o primeiro a registrar em estúdio o que fazia ao vivo e o resultado foi um sucesso avassalador. O canto falado dos DJs se tornou, ao longo dos anos, uma marca registrada do reggae. Nessa entrevista, concedida em Amsterdam para a equipe do zine DISTANT DRUMS ele fala do seu início de carreira, da cena musical jamaicana dessa época e de Bob Marley e Peter Tosh. Nuff respect ! ! !



Distant Drums - Você comecou como DJ de um sound-system no começo dos anos 60. Como você entrou nessa?



U Roy - Bom, eu ia pra escola, quando garoto, e tinha um amigo dono de um sound-system chamado Doctor Dickies. E eu pedia pra minha avó, porque cresci com ela, se eu poderia ir. Algumas vezes ela dizia sim, outras vezes era não, vá e estude suas lições. Mas eu gostava muito do sound-system e amava a música, porque era meu jogo favorito. Eu não jogava futebol, nem cricket, nem nada. E algumas vezes ela dizia 'você não pode ir', mas eu saia de fininho.



DD - Nessa época que música você escutava ?



U Roy -Tinha muita música americana naquele tempo, não havia muita música feita na Jamaica. No rádio eu ouvia James Brown e Sam Cooke. O dono de sound-system podia ir pros Estados Unidos e comprar alguns discos, porque eles competiam com outros sound-systems. Então eles traziam essa música. Naquele tempo os discos eram 78 RPM.



DD - Como você foi trabalhar com o produtor Duke Reid no final dos anos 60 ?



U Roy - Eu fui ver Duke pra falar de negócios. Eu fui pro seu estúdio e primeiro nós fizemos 'Wake the town and tell the people' e 'This station rules the nation with version'. Eu ouvi as duas tocando no radio, mas, pode acreditar, eu não tinha ideia que essas canções pudessem ir a algum lugar, porque a música dos Djs não era nada que as pessoas conheciam. E então as duas viraram da numero um e dois. Daí eu disse 'O QUÊ!'. Nas duas maiores estações da Jamaica, elas ficaram por algumas semanas. E eu fiz 'Wear you to the ball'. Ela saiu,'Wake the town' estava em segundo, 'Rules the nation' em terceiro e 'Wear you to the ball' era primeiro. Eu tive os três primeiros Iugares por doze semanas nas duas [estaçõesl. Até então eu não acreditava que aquela música iria se tornar popular. Agora, veja você, eu não acho que você pode mais parar a música dos DJs. Porque todo dia tem um jovem DJ aparecendo em todo país do mundo. Eu fico contente por isso, me faz sentir como se o que eu estou fazendo não é uma coisa estúpida. Eu não acho que tanta gente poderia estar fazendo algo estúpido. Eu me sinto realmente bem com isso.



DD - Como você se envolveu com Lee Perry ?



U Roy - Eu conhecia esses caras, Bunny Lee e Lee Perry. Eles ficavam por ali, levavam música para o estúdio de King Tubbys e coisas assim. E fiquei conhecendo eles. Nós fomos para o estúdio e fiz 'Earth's Rightful Ruler' para eles, que não foi muito longe. Mas foi um começo para mim nós negócios. Eu estava feliz com isso.



DD - Como sua carreira deslanchou ?



U Roy - Eu fazia canções especiais para diferentes sounds systems. Foi como eu comecei a ficar popular. Alguém podia vir num baile e me ouvir. E então ia até King Tubby ver se eu podia fazer algo especial para ele. King Tubby tinha um pequeno estúdio, mas estamos falando de um homem versátil, um cara com um estúdio pequeno, pequeno, mas era divertido.



DD - Você também trabalhou com Tony Robinson no TR Groovemaster estúdio ?



U Roy - Sim, fiz alguns albuns para ele, enquanto estávamos trabalhando com a Virgin, com 'Small Axe'. Nós também trabalhamos com os Gladiators naquele tempo. Prince Tony tinha uma loja e estúdio na Slipe Road, [uma rua de] Kingston.



DD - Qual foi seu sound-system favorito ?



U Roy - Meu favorito era KingTubbys. Era o melhor. O mais poderoso sound system, e [era] limpeza.



DD - Esta tarde nós escutamos sua versão para 'Soul Rebel'. Como você foi gravar com Bob ?



U Roy - Quando eu comecei a gravar, Bob me chamou. E eu e ele e Peter fomos pro estúdio na South Parade, Randy's Studio, e fizemos 'Trenchtown Rock', que chamamos de 'Kingston 12 Shuffle'. Eu cresci na mesma área de Bob e Peter. A gente se conhecia desde jovem.



DD - O que você lembra de Bob Marley ?



U Roy - Oooh, este homem era bem versátil. Ele apenas sentaria aqui e olharia para algo e ... (bate uma palma) era música. Era assim aquele homem. Ele apenas sentava aqui. Tudo, ele via tudo. Ele veria esta bolsa e diria algo sobre ela. Cara, ele fazia uma canção e estava no seu gravador. Ele era versátil assim. Este homem é muito, muito criativo. Bob é um homem serio. Ele gostava das crianças, ele amava os jovens. Ele estava sempre no meio deles.
DD - Você trabalhou com Peter Tosh também. Você tem alguma lembrança especial dele?
U Roy - 'Earth's Rightful Ruler' eu fiz com Peter Tosh. Sim, esse era um homem revolucionário. Uma vez a gente morava perto um do outro e ele me disse 'Quero fumar meu steam chalice' (cachimbo de vapor). Ele tinha um steam chalice, e me convidou para sua casa. Eu fui e foi a primeira vez que fumei um steam chalice. Neste tipo de chalice, o fogo não toca a erva. E o suco da erva que você aspira. E te deixa tão doido que eu disse ' Gooooooosssshhhh" ! ha, ha, ha, ha.



DD -Você se vê como um pioneiro do toasting, do estilo DJ?



U Roy - Eu não me vejo como pioneiro. Eu penso que a música deve ser apreciada por todos que se interessam por ela. Daí a música é muito mais importante do que o nome. É a música, não o nome, man.



DD - Quais são os pontos altos da sua carreira ?



U Roy - Well, eu vou te dizer, a melhor coisa que me aconteceu foi quando eu comecei a fazer hit apos hit. E comecei a viajar, encontrar pessoas diferentes, como aqui em Amsterdam. Agora mesmo, um tanto de gente estava falando "Yeah U Roy,Yeah". Isso faz você se sentir bem, porque é algo que você nunca espera. Quando estas coisas acontecem, eu paro e digo que e uma benção.



DD -Você tem alguma mensagem para os leitores ?



U Roy - Yeah, eu só quero dizer a eles que é bonito eles realmente escutarem a música, porque a música tem um longo caminho. Nós não sabiamos que o reggae poderia ir tão longe. Foi o apoio das pessoas que fez isso ser assim. Eu os agradeço por ter ajudado a música a ir tão longe. Então continuem tocando a música para nós. Nós amamos isto.